Quando Plantar
A melhor altura para plantar é Novambro e Março, quando está adormecida - mas não o será se o solo estiver empapado ou congelado. Evite o final da Primavera e o Verão se demasiado quentes e secos.

Onde Plantar
Escolha um local quente, soalheiro e abrigado, protegido de ventos fortes. Nos climas temperados frios, cultive uma formação em leque junto a uma vedação ou muro virados a sul ou sudoeste. Evite bolsas de geada. De contrário, cultive em vasos ou numa estufa.

Tipo de solo
As figueiras crescem em quase todos os solos bem drenados, mesmo solos rasos e arenosos e solos algo alcalinos e calcários. Na verdade, em solos ricos, muito férteis e com retenção de humidade, tendem a crescer com demasiado vigor, com demasiada folhagem e poucos novos.

Como plantar
As figueiras são ideais para cultivar em vasos. Vingam melhor neles. Como são vigorosas por natureza, é costume plantá-las em vasos muito fundos ou em "covas para figueiras" criadas de propósito, para restringir as suas raízes de forma deliberada. Isto refreia o crescimento da árvore, mantendo-a num tamanho aceitável e encoraja-a a produzir frutos em vez de folhagem. As figueiras isoladas devem ser sustentadas com estacas durante os 1ºs anos depois da plantação.

Cuidados de rotina
REGA - A rega regular durante a Primavera e o Verão é importante, em especial para as árvores jovens, os leques presos a muros e as figueiras plantadas em vasos ou cultivadas em covas para restringir as raízes. Todas elas vão deixar cair os seus frutos se as deixar secar.

Sem comentários: